Seguidores

domingo, 14 de novembro de 2010

Carros de corridas sustentáveis


Protótipo faz de 0 a 100km em três segundos e pode chegar a 250km/h
Não se surpreenda se, a partir do próximo ano as corridas automobilísticas se iniciarem com uma volta feita por um modelo que vai de 0 a 100 km em três segundos, atingindo até 250km/h. Se acontecer, lembre-se daqui a um ano de ter lido sobre o Formulec EF01, o mais rápido veículo monolugar com motor elétrico da atualidade.
Por enquanto, o modelo segue os padrões dos veículos de Fórmula 3 e começou a ser testado no mês passado, com resultados animadores para os idealizadores do projeto, que pretendiam unir velocidade e desempenho a respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Caso o protótipo vingue, pode substituir os tradicionais carros de corrida e seus motores movidos a combustível que liberam CO2 a cada arrancada e curva.
O EF01 funciona com dois motores elétricos e é alimentado por um sistema de baterias de íon-lítio desenvolvidas especialmente para ele, distribuídas ao redor do veículo. A máquina demorou dois anos e meio para ficar pronta e pretende ser um divisor de águas no mercado dos veículos automobilísticos sustentáveis.
Planos
Baseando-se na meta de que, até 2020, o mercado mundial de veículos elétricos pode atingir 10% da produção industrial total, os criadores do Formulec EF01 já planejam uma série de atividades que vão se iniciar em 2011, abrindo circuitos importantes e percorrendo os cinco continentes.
Depois de testes que devem ser realizados até 2013, a meta é realizar um campeonato voltado a carros de corrida elétricos. Será a largada para incentivar empresas e patrocinadores a investir no nicho da velocidade ligada à sustentabilidade.
Rali verde
Não será a guinada do setor automobilístico de velocidade em direção à sustentabilidade. A ASO, empresa responsável pela organização do Rali Dakar, já afirmou neste ano que a edição 2011 da corrida terá a sustentabilidade como alvo. A ideia é que as rotas evitem áreas ambientalmente mais sensíveis, além de ser feita uma medição do rastro de carbono, para determinar o nível de emissão de gases.
Enquanto tudo segue no plano das intenções, o Brasil já tem ao menos um case de sucesso. O campeão da edição deste ano do Rali dos Sertões, Guiga Spinelli, ganhou dirigindo um carro com motor flex movido a etanol. É a primeira vez na história da competição que um veículo movido a energia limpa fatura a disputa.
Andres Bruzzone Comunicação
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário